O escritório Bakpak Architects foi premiado com o primeiro lugar no concurso de projeto para um edifício multifuncional em Rzeszow, Polônia, no qual os organizadores exigiam uma "proposta que, por um lado, adotasse uma postura de respeito ao entorno urbano e, por outro, resolvesse urbanisticamente as conexões entre os distintos espaços confluentes", explicaram os arquitetos.
Prestando homenagem à "tradicional feira local de artesanatos cerâmicos", a proposta do escritório incorpora em seu projeto um hotel, áreas comerciais, habitações e um clube.
Saiba mais sobre a proposta, a seguir.
Dos arquitetos: A tradição no mundo moderno é o fio condutor do trabalho desenvolvido. O pátio da cerâmica deve seu nome à tradicional feira local de artesanato cerâmico. Esta tradição hoje é apenas uma recordação e através deste projeto, queremos trazer de volta à vida este valioso patrimônio da cidade.
A composição do edifício se baseia na urbanização da zona central: seguindo o alinhamento das ruas do entorno obtemos um edifício com uma forma compacta, recortado externamente com linhas fortes, porém, isso não ocorre internamente, em respeito ao Pátio da Cerâmica - um novo espaço público "no coração" do edifício proposto. Este novo espaço chamado "Pátio da Cerâmica" apresenta uma forma arredondada e um corte cônico que se opõe à geometria externa das ruas.
O processo de criação da cerâmica influenciou na decisão da forma do edifício, tanto internamente quando externamente, graças à possibilidade de cortar, talhar e modelar a peça no torno de oleiro. Assim surgiu a ideia de trabalhar com argila. Buscamos um edifício talhado no solo com uma grande surpresa e seu interior.
O pátio é considerado um lugar público. Será completamente peatonal e diretamente conectado ao Mercado Viejo. Tendo em conta o fluxo de pessoas da praça do mercado, a entrada principal do pátio foi projetada como uma grande porta aberta que convida os pedestres a entrar.
O programa do edifício consiste em áreas comerciais, um hotel, unidades residenciais e um clube aberto ao público com restaurante.
Arquitectos
BAKPAK Architects, EovaStudioLocalização
Rzeszow, PolôniaPrêmio
Primeiro lugarÁrea
24.000m²Ano do projeto
2015Fotografias
Cortesia de Bakpak Architects